Volta às aulas nota 10 em reciclagem e sustentabilidade
A Faber-Castell, em parceria com a eureciclo, processou 100% das embalagens recicladas colocadas no mercado em 2025 (referente ao ano base de 2024).
A companhia definiu um índice três vezes superior ao exigido pela legislação federal (32% - Metas Planares), totalizando a reciclagem de 3.383 toneladas de resíduos desde 2024.
O volume recuperado é composto majoritariamente por papel (3.205t), além de plástico (166t) e metal (13t).
A jornada ocorre em parceria com quem faz a reciclagem acontecer: as cooperativas, operadores e os catadores de resíduos.
Por meio do investimento da Faber-Castell, os profissionais da categoria são remunerados diretamente pelo serviço ambiental prestado e com acesso bancário.
Dessa forma, se fortalece o processo de transformação da vida de milhares de famílias para fortalecer o trabalho digno de quem é o verdadeiro motor da economia circular no Brasil.
Algumas dicas que podem ser aproveitadas de forma pedagógica por pais e filhos sobre ações sustentáveis, baseadas em reciclagem e circularidade:
Inventário do estojo
Antes de sair para comprar itens novos, faça uma "caça ao tesouro" em casa.
Teste canetas, aponte lápis antigos e identifique o que ainda pode ser usado.
O consumo consciente é o primeiro passo da economia circular: o produto mais sustentável é aquele que já temos.
Avaliação de livros e materiais escolares
A sustentabilidade no ambiente escolar começa com o olhar atento ao que sobra na mochila ao final de cada ano.
Antes de pensar em descarte, avalie o estado dos itens: livros didáticos, paradidáticos e materiais em boas condições de uso, como estojos e réguas, podem ganhar nova vida e tempo útil através da doação.
Descarte correto das embalagens
Transforme o descarte em um jogo: como as embalagens são majoritariamente de papel cartão, ensine a criança a dobrar a caixa vazia para ocupar menos espaço e descartá-la no cesto azul (papel).
Avaliação e reciclagem dos materiais
A preservação do meio ambiente começa com o uso prolongado e termina com o descarte responsável.
Antes de tudo, avalie o que ainda pode ser útil. Depois, procure os pontos de coleta seletiva de programas de logística reversa espalhados por escolas e municípios, como em São Paulo.
Os resíduos são coletados e enviados para reciclagem, onde o plástico e a madeira são processados para criar novos produtos.
Ensine o valor do selo eureciclo
Mostre para seu filho "sorriso" estampado nas embalagens e explique que, para cada caixa de lápis Faber-Castell que vocês compraram, o selo garantiu que outra embalagem fosse reciclada, ajudando o trabalho dos catadores.
É uma forma lúdica de ensinar sobre responsabilidade compartilhada.
Consumo consciente: solidariedade
No lugar das embalagens produzidas a partir de plástico virgem, a Faber-Castell recorre ao cartão ou a outros materiais alternativos.
O compromisso público da Faber-Castell é reduzir a proporção de embalagens de plástico de origem fóssil para menos de 5% até o final do ano fiscal de 2029/30.
Este compromisso já foi atingido e hoje a organização detém 95% de embalagens feitas de materiais alternativos/sustentáveis.
A companhia reafirma seu compromisso com foco na transformação da matéria-prima que compõe a estrutura do corpo do portfólio.
Até o final da década, o objetivo é que 55% do peso dos produtos com corpo plástico seja proveniente de alternativas de origem fóssil, como resinas recicladas ou de base renovável.
Conforme explica Livia Friseira, Gerente de Sustentabilidade da Faber-Castell, a empresa busca liderar pelo exemplo.
"A parceria com a eureciclo reafirma o compromisso da Faber-Castell com a sustentabilidade, um pilar fundamental que permeia nossas operações de ponta a ponta. Não olhamos apenas para o resíduo, mas para quem o opera. Por isso, priorizamos um modelo que valoriza o serviço ambiental e o trabalho de catadores e cooperativas, garantindo a eficácia da reciclagem, a dignidade e a formalização na base da economia circular. Acreditamos que esta abordagem integra o cuidado com o planeta e o respeito às pessoas, representando a verdadeira sustentabilidade”.
Head de Marketing e Sustentabilidade da eureciclo, Tania Sassioto, afirma:
"É satisfatório estabelecer uma parceria com uma marca icônica como a Faber-Castell e um divisor de águas para o segmento. Ao triplicar o que a legislação exige, eles mostram que reciclagem e sustentabilidade são escolhas necessárias de impacto social tangível, quantificado. Com o selo eureciclo, garantimos que esse investimento chegue diretamente na ponta, valorizando os catadores e profissionalizando ainda mais a cadeia de reciclagem no país"
Fundada em 1761, na Alemanha, a Faber-Castell é líder mundial na produção de EcoLápis – lápis fabricado a partir de madeira de reflorestamento.
O Brasil, onde está presente desde 1930, representa a maior operação mundial da companhia, que mantém três fábricas locais e o equivalente a 11 mil campos de futebol de florestas cultivadas no país, que garantem matéria-prima para até 2 bilhões de lápis produzidos por ano.
O que reforça a atuação transparente e sustentável da empresa nos aspectos social, ambiental e econômico.
Com produtos distribuídos em milhares de pontos de vendas do varejo no Brasil e exportação para mais de 20 países, a Faber-Castell Brasil se destaca pela combinação única da tradição e qualidade de seus produtos e serviços, que há décadas servem como ferramentas para despertar a criatividade na vida das pessoas.
A empresa mantém um vasto portfólio de instrumentos de escrita escolares, artísticos e profissionais incluindo: EcoLápis de cor e grafite, canetinhas hidrográficas, canetas esferográficas, apontadores, borrachas, lapiseiras, kits criativos, além de uma linha de luxo.
Há 45 anos a divisão de Cosméticos da Faber-Castell é terceirista global na fabricação de maquiagem para olhos, lábios e face para marcas do mercado B2B, oferecendo produtos inovadores e sustentáveis com reconhecimentos dos principais clientes. Conta com 3 unidades produtivas, no Brasil, Alemanha e Estados Unidos.
Sobre a eureciclo
A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que conecta as empresas a cadeia de reciclagem, garantindo a reciclagem dos resíduos e o investimento na economia circular.
Na prática, a eureciclo garante a reciclagem do material equivalente gerado pelas empresas com rastreabilidade e proximidade com todas as etapas da logística reversa.
A solução eureciclo tem como propósito ampliar as taxas de reciclagem do Brasil, e para isso, trabalha como um consultor sustentável para empresas de pequeno, médio e grande porte com o objetivo de fazer a gestão dos resíduos com um olhar inovador sobre embalagens sustentáveis, logística reversa levando visibilidade e investimento para a economia circular.
Para isso, a eureciclo conta com a parceria de mais de 500 operadores homologados e cooperativas nessa jornada.
Desde o começo de sua história, como resultado do relacionamento com mais de 7 mil clientes, a eureciclo conseguiu que mais de 1,7 milhões de toneladas de resíduos fossem destinados corretamente, impactando, somente em 2024, direta e indiretamente mais de 14 mil famílias que vivem da cadeia de reciclagem, além de distribuir desde sua criação mais de R$106 milhões às mais de 500 centrais de triagem e cooperativas parceiras.
Garantindo ainda, que todo o processo evitasse que mais de 3.5 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera em todo o processo de reciclagem.
A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua.
Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022 e 2024, e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro.
Assuntos relacionados
Ver todos posts