Checklist do folião consciente evita ‘ressaca ambiental’
O Carnaval é a maior festa popular do Brasil e que abrange todas as gerações. No entanto, o rastro ambiental deixado pela festa pode durar décadas. Milhões de toneladas de resíduos, entre copos plásticos, latas e microplásticos, inundam as ruas e oceanos todos os anos.
Com o mote inspirado nos refrões populares da festa - “O brilho passa, o impacto fica” - a eureciclo, que busca transformar o consumo em escolhas conscientes.
Convida os foliões a transformarem a alegria em atitude consciente, provando que é possível celebrar intensamente sem comprometer a cidade e colaborar com a gestão do município sobre os resíduos produzidos, pois a alegria do bloco coincide com a boa prática ambiental.
Olho no selo e hidratação segura
Ao comprar bebidas e lanches, priorize marcas que estampam o Selo eureciclo.
Ele garante que a empresa investe na reciclagem de uma massa de resíduos equivalente àquela embalagem, apoiando cooperativas de catadores, operadores de reciclagem e rastreando o ciclo do descarte.
Brilho sem culpa
O glitter convencional é um microplástico que contamina as águas. A dica é substituir pelo glitter biodegradável (feito de minerais ou algas) ou até mesmo por opções caseiras, como o pó de mica.
Destino certo
Identifique os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) estratégicos e descarte seus resíduos corretamente.
A regra da tampa
No bloco, mantenha a tampa na garrafa. Isso garante que chegue à cooperativa para ser reciclada.
Dilema do canudo
Se a bebida pedir canudo, prefira marcas que oferecem embalagens com bico dosador ou canudos de papel acoplados.
Apoio ao trabalho das cooperativas e profissionais da reciclagem
As cooperativas e os catadores de materiais recicláveis são a espinha dorsal da sustentabilidade durante o Carnaval.
Enquanto a festa acontece, esses profissionais garantem que toneladas de resíduos sejam desviadas dos aterros e reintegradas à economia circular. A parceria com a eureciclo potencializa esse impacto, transformando a responsabilidade das marcas em investimento direto na ponta da cadeia.
Através do selo, a eureciclo assegura que esses trabalhadores sejam remunerados de forma justa pelo serviço ambiental prestado, promovendo não apenas a destinação correta do plástico e do alumínio, mas também a dignidade e a valorização de quem mantém as cidades limpas para o próximo bloco passar.
Sobre a eureciclo
A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas. Nossas soluções incentivam as empresas e a sociedade em um movimento para gerar mudança em escala por um futuro melhor.
Somos especializados na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movidos pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil.
Atuamos com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens e, para isso, contamos com a parceria de mais de 500 operadores, organizações de catadores e cooperativas nessa jornada.
Desde o começo de sua história, em 2016, como resultado da parceria com mais de 7 mil clientes, a eureciclo conseguiu que mais de 1,5 milhão de toneladas de resíduos destinados corretamente, sem que deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil.
Tivemos mais de 16 mil famílias impactadas, com um aumento de 67% na capacidade de triagem dos operadores, além de distribuir mais de R$92 milhões às mais de 500 centrais de triagem, organizações de catadores e operadores parceiros, além de 800 mil toneladas de CO2 deixadas de serem emitidas na atmosfera.
A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua.
Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022, e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro.
Assuntos relacionados
Ver todos posts
