A eureciclo tem a missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil conectando marcas que buscam reduzir o impacto das suas embalagens no planeta, com as centrais de triagem de resíduos.
Através do conceito de compensação ambiental, e utilizando uma plataforma de rastreamento da cadeia de reciclagem, comprova que uma quantidade de embalagens equivalente às que a empresa comercializou foi reciclada.
Com o selo eureciclo, as empresas comunicam o seu investimento na cadeia de reciclagem ao consumidor.
A parceria entre as empresas e a eureciclo fomenta e estimula toda a cadeia de reciclagem. Ao aderirem à solução, as marcas investem para que uma parte dos recursos seja destinada aos operadores de coleta e triagem.
O valor repassado é utilizado com autonomia para aumento de produtividade e melhoria das condições das centrais de triagem, na aquisição de novos equipamentos, pagamento de salários e até aquisição de equipamentos de proteção.
Desde 2016, a eureciclo já repassou mais de R$73 milhões para as organizações de catadores e operadores privados de recicláveis e garantiu a reciclagem de mais de 1,3 milhões toneladas de resíduos pós-consumo. Até aqui, já são mais de 7.000 clientes que acreditam em nossa solução e investem para transformar o futuro!
Thiago Carvalho Pinto, CEO da eureciclo, idealizou o projeto na finalização de curso do MBA pela Northwestern University - Kellogg School of Management.
Por sua excelência e impacto positivo, o projeto foi acelerado pelo Google e por várias entidades que estão envolvidas com novas tecnologias e, em 2016, a eureciclo conquistou seus primeiros clientes e realizou o pagamento à primeira cooperativa de coleta e triagem.
A ideia foi inspirada no modelo Europeu de compensação ambiental e logística reversa que existe há quase 30 anos.
O selo contido nas embalagens é uma marca de propriedade da empresa eureciclo. Ele é um atributo de comunicação utilizado pelas marcas que adotam a nossa solução e sinaliza na embalagem que a empresa investe na cadeia da reciclagem a nível nacional.
Na prática, isso significa que a marca destina recursos à cadeia de reciclagem, através da compensação ambiental de pelo menos 30% das suas embalagens, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos e Decreto 11.044/2022.
Além de ajudar as empresas a comunicarem essa prática sustentável com relação à reciclagem, o selo eureciclo tem um papel importante para o consumidor, de educação e conscientização.
Isso significa que ao encontrar o nosso selo no produto, um material equivalente àquela embalagem (na proporção de 22%, 50%, 100% ou 200% do volume) será reciclado.
Desta forma, o selo eureciclo chancela o compromisso das empresas com a reciclagem no Brasil.
A eureciclo não garante que a própria embalagem da empresa seja reciclada, mas sim um percentual de uma embalagem equivalente. Isso é o que chamamos de compensação ambiental.
No caso das embalagens com o selo, elas deverão ser descartadas corretamente pelos consumidores através da coleta seletiva, pontos de entrega voluntária ou na cooperativa mais próxima para que sejam recicladas também.
A eureciclo recomenda e incentiva que as empresas gerem conteúdos informativos para que seus clientes saibam fazer o descarte correto de suas embalagens.
Não. A eureciclo não garante que uma embalagem é sustentável e nem produz embalagens, a solução comprova a compensação ambiental delas, através do investimento das empresas na cadeia de reciclagem.
Não, o selo exclusivamente indica a compensação ambiental das embalagens pós-consumo da empresa, garantindo que pelo menos 22% de materiais equivalentes sejam reciclados, conforme previsto em lei.
A legislação ambiental brasileira demanda que as empresas se responsabilizem pela logística reversa de suas embalagens pós-consumo. Com a eureciclo, sua empresa se adequa à legislação, através das notas fiscais que a nossa tecnologia exclusiva rastreia e armazena, evitando duplicidades, e que são reconhecidas pelo governo como certificados de créditos reciclagem (CRE).
A asseguração limitada do volume de resíduos do processo de certificação de logística reversa é realizada pela EY, uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo. E, além disso, os nossos relatórios de impacto semestrais também são uma forma de oferecermos transparência aos nossos clientes, que podem ter em mãos as notas fiscais e os agentes envolvidos na operação.
A compensação ambiental é um mecanismo existente para o cumprimento da logística reversa prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos e Decreto Federal nº 11.044/2022.
Ela garante a reciclagem de uma quantidade de material equivalente a uma determinada embalagem. Como exemplo,a marca de “refrigerante A” coloca uma latinha de refrigerante no mercado.
Na compensação ambiental, essa latinha não será reciclada, mas sim o percentual de um material equivalente, de peso equivalente. Ou seja, podemos reciclar uma latinha idêntica em peso e material, mas da marca de “refrigerante B”.
O importante é que haja a redução do impacto da embalagem no meio ambiente e que a cadeia de reciclagem seja valorizada e incentivada pela empresa nesse processo.
A logística reversa consiste em retornar exatamente a sua embalagem para a cadeia produtiva na forma de matéria-prima, fechando o ciclo da economia circular.
A compensação ambiental segue esse mesmo princípio, com a diferença de que, ao invés de retornar sua própria embalagem para a cadeia produtiva, a sua empresa remunera centrais de triagem para retornarem uma quantidade de embalagem equivalente ao das suas embalagens.
Além de ter o mesmo valor legal, isso facilita o processo e torna-o mais acessível, uma vez que a sua empresa não terá que arcar com a complexidade e altos custos de rastreamento de embalagens após estas terem passado pelos consumidores.
Sua empresa estará em conformidade com a legislação e passará a direcionar recursos para as centrais de triagem homologadas à eureciclo.
Para acompanhar esse processo, você receberá semestralmente um relatório de impacto, com todas as informações sobre a compensação das suas embalagens, listagem das notas fiscais e operadores envolvidos na operação.
Além disso, a marca receberá o contrato de prestação de serviços, arquivos do nosso selo vetorizado, um manual de aplicação e um guia sobre como comunicar nossa parceria.
Ao aderir à compensação nacional, com o selo eureciclo, sua empresa tem a oportunidade de informar aos seus consumidores que investe para o desenvolvimento da reciclagem, o que também será divulgado nos canais indicados, conforme o plano contratado.
Sua marca recebe o selo eureciclo ao aderir ao plano de compensação nacional das embalagens. Assim que nossa parceria seja firmada, será enviado por e-mail o arquivo do nosso selo vetorizado e um manual de aplicação do mesmo. Sua empresa deverá aplicar no rótulo das suas embalagem o selo, conforme indicações presentes no manual.
Caso você possua um grande estoque de embalagens, também não tem problema! Para evitar desperdícios, insira o selo nos seus rótulos quando for fazer a produção de novas unidades.