Por que precisamos de uma solução?
No Brasil, são produzidas cerca de 82 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano — o equivalente a 70 mil estátuas do Cristo Redentor.
Para alinhar-se às metas nacionais de reciclagem de embalagens, as empresas precisam comprovar a recuperação de pelo menos 30% do volume de embalagens comercializadas. Empresas orientadas às melhores práticas de ESG costumam recuperar 100% ou até 200%, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.
Essas metas progressivas ajudam as empresas a contribuir com o aumento das taxas de reciclagem no Brasil, promovendo um ambiente mais sustentável para todos.
Confira aqui mais detalhes.
Para fortalecer a cadeia de reciclagem e viabilizar a logística reversa de embalagens, a eureciclo adota um modelo de compensação ambiental. Por meio da remuneração dos agentes ambientais responsáveis pela triagem de materiais – uma atividade que antes não era remunerada – incentivamos a reciclagem de diversos tipos de materiais, inclusive aqueles de baixo valor agregado.
Assim, impulsionamos o processo de reciclagem, tornando-o financeiramente mais viável, com autonomia para que as organizações de catadores e operadores invistam os recursos onde mais precisam.
Essa ação vai muito além de atender a legislação, ela reflete um movimento global de conscientização ambiental. Empresas, consumidores e o governo desempenham papéis fundamentais nessa transformação. Quando as embalagens são descartadas de forma correta, toda a cadeia produtiva é beneficiada, pois esses materiais retornam ao ciclo como matéria-prima, fomentando a economia circular e gerando valor para novos produtos.
Por outro lado, o descarte incorreto compromete esse ciclo e traz prejuízos ao meio ambiente e à sociedade. Diante desse cenário, órgãos reguladores e consumidores estão se posicionando de maneira mais consciente e reivindicando uma nova postura das empresas. Vamos juntos?
O descarte inadequado e o aumento na geração de embalagens têm gerado sérias consequências ambientais e econômicas.
Diante desse cenário, órgãos reguladores e consumidores exigem uma postura mais consciente das empresas.
Vamos juntos realizar essa transformação?
A Europa foi precursora de um sistema de compensação ambiental que tornou possível a reciclagem de 66% das embalagens da União Europeia¹.
A lógica por trás da metodologia é simples: desenvolver a cadeia de reciclagem através de contínuos investimentos por parte do setor privado.
Essa experiência inspirou a criação da eureciclo, uma solução inovadora de compensação ambiental focada na logística reversa, adaptada à realidade social e econômica única do Brasil.
Ao adotar a solução eureciclo, as empresas destinam recursos à cadeia de reciclagem para mitigar o impacto ambiental de suas embalagens pós-consumo, recebendo Certificados de Reciclagem como comprovação.
Esses certificados atestam que uma quantidade equivalente de embalagens (papel, plástico, vidro ou metal) foi reciclada.
Para cumprir as metas de logística reversa, as empresas devem adquirir certificados correspondentes a pelo menos 30% da massa total de embalagens comercializadas.
A renda extra destinada à cadeia de reciclagem pelas empresas formaliza e valoriza seus agentes, além de criar incentivos para o aumento das taxas de reciclagem no país.
Esses investimentos são direcionados para as maiores necessidades do setor, como ampliação da capacidade, compra de equipamentos, contratação de funcionários, despesas operacionais e melhorias nas instalações.
Integridade
todas as notas fiscais passam por verificações de integridade e por análise estatística com machine learning para a detecção de fraudes.
Blockchain
os fluxos de cada grupo de material são quantificados por ano e região em cadeias de blockchain e passam a ser certificados comercializáveis.
Certificados
a empresa recebe um certificado listando os operadores, notas fiscais e toneladas envolvidos na compensação ambiental de suas embalagens.
Todos os processos da eureciclo envolvidos no rastreamento de notas fiscais de embalagens foram auditados por quatro anos seguidos pela EY, uma das maiores empresas de auditoria (big four) e consultoria do mundo.
O primeiro passo é a homologação dos operadores parceiros, que coletam, separam e comercializam as embalagens pós-consumo para recicladoras. O processo de homologação verifica as condições de trabalho, operação, documentação e o destino dos recicláveis por meio de notas fiscais.
O segundo passo é rastrear e validar as notas fiscais fornecidas pelos operadores. Utilizamos notas fiscais porque são documentos oficiais e confiáveis, que confirmam a reciclagem dos materiais e incentivam a formalização do mercado. É essencial que as notas indiquem a destinação dos materiais para indústrias recicladoras ou transformadoras. Validamos essas informações através do site da Receita Federal, análises estatísticas, visitas in loco e uma auditoria externa.
Atendemos à demanda de Certificados de Reciclagem das empresas que comprovam a logística reversa. As empresas calculam a massa total das embalagens de seus produtos, incluindo as de transporte, e fazem uma autodeclaração desses dados, assumindo a responsabilidade legal por sua precisão. Para garantir a veracidade, podem ser realizadas conferências para validar as informações.
O selo eureciclo é um atributo de comunicação para empresas que adotam a nossa solução.
Ao estampar o nosso sorriso, elas comunicam seu engajamento com a reciclagem e valorização do trabalho de organizações de catadores e operadores. Já os consumidores, podem identificar e optar por marcas que investem na estruturação da cadeia de reciclagem do Brasil.
Fale conosco sem compromisso para saber como o selo ajuda a comunicar iniciativas sustentáveis com segurança jurídica.
Por que coletamos esses dados? ⓘ
Nome da empresa: Informação necessária para identificação do negócio (em caso de clientes em potencial).
E-mail / Telefone: Dados utilizados para que o representante da empresa entre em contato para apresentar a solução.
Sua empresa comercializa produtos em embalagens: Informação essencial para nós.
Nossa solução é focada na compensação de massa de embalagens, logo, se uma empresa não utiliza embalagens em seus produtos, nossa solução passa a não ser adequada.