Environmental and social impact

Além de ser uma Empresa B certificada, a eureciclo traz uma solução essencialmente atrelada aos impactos positivos no meio ambiente e nas pessoas que trabalham no setor da reciclagem.

O impacto ambiental é o viés mais claro do nosso trabalho. Através da compensação ambiental, possibilitamos que empresas de bens de consumo destinem corretamente a mesma quantidade de material que elas geram como embalagens. Isso eleva as taxas de reciclagem, reduzindo a quantidade de lixo direcionada a aterros sanitários e a probabilidade de chegarem a mares e oceanos.

Mas o impacto social também tem grande importância na nossa atuação. Como pouca gente sabe, as cooperativas de reciclagem são remuneradas apenas através da venda dos resíduos recicláveis para recicladores finais, e não pelo serviço ambiental em si. Isso faz com que esse setor tenha uma renda média baixíssima, o que, juntamente com a grande desvalorização do trabalho da cadeia de reciclagem no país, contribui para uma condição de trabalho e de vida precárias. Por meio do selo eureciclo, as cooperativas recebem das empresas o pagamento pelo serviço que realizam, o que eleva a renda dos cooperados e cooperadas ou possibilita investir na infraestrutura da cooperativa. Essas ações permitem o desenvolvimento de toda a cadeia, influenciando também no impacto ambiental. É um grande ciclo de impactos positivos!

The challenge

Os índices de reciclagem no Brasil ainda são baixíssimos e a produção de resíduos é imensa. Catadores e cooperados fazem um trabalho de grande importância e não são valorizados. Nos oceanos já estão se formando ilhas de lixo e o microplástico já faz parte da nossa cadeia alimentar. A lei para resolver o problema existe, mas quem cumpre?

Foi por todos esses desafios que o selo eureciclo surgiu e o nosso trabalho é mudar essa realidade.

cada brasileiro, gera, em média, 1 kg de lixo por dia.

a cada 24h, o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo

apenas 3% desse lixo é reciclado

mantendo esse ritmo, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no oceano

A renda média dos catadores brasileiros em 2010 foi de R$ 561,93

no mesmo ano, foi assinada a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Que tem como objetivo solucionar o problema dos resíduos sólidos e lixões irregulares do Brasil

após 8 anos, esses problemas ainda não foram resolvidos

Our solution

Somos a primeira organização brasileira a rastrear a cadeia de reciclagem de embalagens pós-consumo e a criar uma metodologia estruturada para incentivo à reciclagem com uma visão de negócios – incentivando imagem de marca, engajamento do consumidor e compensação ambiental sustentável.

A nossa grande missão é transformar a cadeia de reciclagem em um processo transparente e sustentável no âmbito social, ambiental e financeiro. Buscamos também criar uma comunidade de marcas e consumidores conscientes.

Obtained results

+160 mil toneladas de resíduos sólidos rastreados

8 estados impactados

+800 cooperados(as) impactados

aumento de até 15% na renda dos cooperados(as)

início das operações de compensação ambiental no Chile

The cooperatives

The following map shows which regions of Brazil have cooperatives being paid for the service of collecting and screening solid waste through the eureciclo partnership (in green)

Mapa das cooperativas parceiras

Heróis da reciclagem

A série Heróis da Reciclagem surgiu para contar as histórias das pessoas que fazem a reciclagem acontecer e como elas enxergam esse setor no Brasil, trazendo mais visibilidade e reconhecimento a esses indispensáveis agentes de mudança.

Conheça as histórias

What else?

Every company with the eureciclo label receives their own reports of social and environmental impact achieved through our partnership. These impact reports detail the cooperatives, volumes of materials being recycled, and applicable sustainability indicators.