Através da compensação feita pelo selo eureciclo, a &JOY Snacks conseguiu implementar mais práticas sustentáveis, com um olhar na produtividade e outro no controle do desperdício, melhorando gradativamente sua cadeia de produção e tornando o processo mais consciente e sustentável.
A Enova Foods, dona da marca &JOY Snacks, é uma empresa de alimentos que atua nos segmentos alimentos saudáveis, snack nuts e bebidas em pó, em todo Brasil e em alguns países da América Latina. Mais do que isso, seu principal objetivo no mercado é ser referência de empresa inovadora e sustentável em nutrição e bem-estar.
O maior desafio encontrado pela &JOY é desenvolver embalagens com barreiras de segurança alimentar e que entreguem qualidade e praticidade ao consumidor, usando o mínimo de matéria prima possível. A empresa inclui a sustentabilidade em sua missão e visão e estimula práticas sustentáveis entre seus funcionários, debatendo o tema com frequência.
“A adoção do selo possibilitou a abertura de uma agenda mais concreta quanto à lei de resíduos. Hoje, embora estejamos dentro da legislação, estamos discutindo quais os próximos passos para fazermos ainda mais e com mais impacto positivo para a cadeia. Isso passa por estender o programa com mais iniciativas quanto à reciclagem e apoio a iniciativas de uso de matéria prima já utilizada na indústria, como também no pensamento estratégico e sistematizado em todo o time para o desenvolvimento de embalagens com o menor impacto possível.”
Laura Noce, Diretora de Marketing da Enova Foods
Para a &JOY, da Enova Foods, o diferencial da eureciclo é, acima de tudo, a atuação como uma certificadora que garante ética e total transparência no seu processo. Por se tratar de uma cadeia complexa – como a da reciclagem e uso de resíduos, parcerias estruturadas como essa se tornam vitais para o controle de cada etapa da cadeia produtiva.
A empresa entende que é uma obrigação da indústria fazer algumas escolhas em nome do consumidor, como: selecionar os melhores ingredientes com os fornecedores mais coerentes possíveis; entregar porções em tamanho adequado; usar embalagens corretas e com design a favor das necessidades de consumo e de armazenagem, explicando claramente do que se trata seu produto – e o que tem dentro de cada embalagem.
Nos últimos 12 meses, a &JOY se preocupou em ajustar e inovar nesses quesitos. Para isso, investiram em maquinários voltados para embalagem, desenvolveram mini barras de nuts no tamanho adequado para quem busca um snack mais controlado, tiraram o açúcar de barras como alternativas a dietas com restrições e lançaram linhas de produtos totalmente clean label, com apenas um ou dois ingredientes. Assim, a empresa pretende reunir um portfólio consciente e transparente. Para isso, eles contam com uma parceria com a RG Nutri, na qual visitam milhares de nutricionistas todos os anos para entender de forma verdadeira e acadêmica o mundo da nutrição, de forma que os consumidores tenham acesso à verdade por trás de cada snack consumido.
A adoção do selo eureciclo foi mais uma das medidas tomadas pela empresa para melhorar sua logística no quesito ambiental. O selo certifica e homologa a logística reversa das embalagens pós-consumo produzidas, efetuando a compensação ambiental das embalagens e adequando legalmente a empresa à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Assim, a solução segura e acessível do selo eureciclo contribui ainda mais para aumentar as taxas de reciclagem do país.
O futuro da &JOY é a busca para se tornar relevante no mundo do bem-estar, desmistificando que a alimentação saudável é complicada e sem sabor, por meio de um trabalho árduo, com inovação e velocidade. Quebrando barreiras e sendo disruptivos, mas também entendendo que as pessoas são diferentes e precisam de entregas adequadas às suas necessidades.